terça-feira, 31 de maio de 2011

PROPOSTA DE TRABALHO CHAPA 1



APRESENTAÇÃO DA CHAPA 1
PARA INDICAÇÃO DE DIRETORA
E A FUNÇÃO DE VICE-DIRETORA:



E.E.PROFª MARIA DA CONCEIÇÃO MORAES






Candidata ao cargo de Diretora:
MARIA JOSÉ PEREIRA RAMOS
Professora e Supervisora Pedagógica da Rede Estadual de Ensino
FORMAÇÃO ACADÊMICA:
 Curso Normal de Nível Médio – Magistério de 1º Grau pela Escola Estadual “Cônego Francisco Stella” - Estiva - MG;
 Técnico Em Processamento de Dados pela Escola Estadual “Antonio Felipe de Salles” – Cambuí - MG;
 Técnico em Secretário de Escola de 1º e 2º graus pelo CESEC – Centro Estadual de Educação Continuada - Pouso Alegre - MG;
 Estudos Sociais – Licenciatura Curta – habilitação em Geografia e História – 1º grau pela Fundação Educacional de Machado - Machado - MG;
 Geografia - Licenciatura Plena - Ensino Médio - 2º Grau pela Fundação Educacional de Machado - Machado – MG;
 Pedagogia – Licenciatura Plena com habilitação em Supervisão Escolar de 1º e 2º graus pela Fundação Educacional de Machado - Machado - MG;
 Pedagogia – Licenciatura Plena com habilitação em Administração Escolar (Direção) pela UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais, Mantida pela Fundação Cultural Campanha da Princesa – Campanha – MG;
 Pós- graduação em Metodologia do Ensino – Aprendizagem da Geografia no Processo Educativo pela Faculdade de Educação “São Luiz” – Jaboticabal – SP;
 Pós-graduação em Didática Geral pela Universidade do Sagrado Coração - Bauru – SP;
 Pós-graduação em Psicopedagoga pela Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP;

OUTROS CURSOS
 Curso de atualização em Educação Pré –Escolar – APPMG – SEE - Belo Horizonte - MG;
 Curso de “Educação Física de 1ª a 8ª séries” enfoque Construtivista – APPMG – SEE – Camanducaia - MG;
 Curso Intensivo de Treinamento Funcional – SERHA – MG – Belo Horizonte - MG;
 1ª Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais – SindUTE - Araxá - MG;
 Oficina do Contador de Histórias – São Paulo - SP
 2ª Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais– SindUTE - Varginha – MG;
 Programa de Desenvolvimento Profissional – Prefeitura Municipal de Cambuí - MG;
 Curso “Tópicos Especiais de Geomorfologia – FAFIMA – MG;
 Curso de Pré-Escolar - Tendências e Alternativas para um Ensino de Qualidade – Perspectiva Cognitiva Sócio-Interacionista pela Saber Empreendimentos - BH – MG;
 Curso de Educação Infantil – Saber Empreendimentos – BH – MG;
 Curso de Orientador de Aprendizagem TELECURSO/2000 – FIEMG/ SENAI – Pouso Alegre - MG;
 PROCAP – Programa de Capacitação de Professores – promovido pela SEE em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia e a Faculdade de Filosofia de Passos – MG;
 Curso de Conselheiro do FUNDEF – Fundo de Desenvolvimento e Manutenção do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério – FUNDESCOLA/MEC – em parceria com o Banco Mundial, UNICEF e UNDIME;
 Curso de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental – SIEMG – Sistema Integrado de Ensino de Minas Gerais – BH – MG;
 PROCAP II - Fase Escola Sagarana, curso de Formação de facilitadores e Agentes Municipais promovido pela SEE _ MG em parceria com o Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS – MG – Varginha - MG;
 Curso de Metodologia e Filosofia de Educação Religiosa – SEE – MG – 32ª S.R.E. MG;
 Curso de Capacitação em Informática Educativa – PROINFO – pelo MEC em parceria com a SEE – MG com a 32ª S.R.E. de Pouso Alegre/MG e com o Núcleo de Tecnologia Educacional de Pouso Alegre –MG;
 Curso de Turismo Rural – Planfor/MG – PEQ 2002 – Plano Estadual de Qualificação do Trabalhador;
 PROGESTÃO - Projeto de Capacitação para Gestores Escolares – 2006 - S.E.E. MG;
 Curso de Educação Inclusiva – PUC MINAS – 2009;
 Curso EI – Empreendedor Individual - EDUCAÇÃO SEBRAE – 2010 – Brasília;
 Curso de Competências e Habilidades na Educação promovido pela Secretaria de Educação de Pouso Alegre em parceria com a 32ª S.R.E. – Pouso Alegre – 2010.
Candidata ao cargo de vice-diretora:





MARIA CLOTILDES SANTANA TAVARES
Professora do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino.
Professora do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, trabalhando na Secretaria de Educação do Município de Cambuí na parte administrativa, fazendo prestações de contas dos recursos enviados para a Educação do Município como: merenda, transporte escolar, PDDE. Responsável pela folha de pagamento da Secretaria de Educação e ajuda estudante aos alunos que estudam fora do município.

FORMAÇÃO ACADÊMICA:

 Normal de Nível Médio – Magistério - pela escola Estadual Antonio Felipe de Salles – Cambuí-MG;
 Normal Superior Licenciatura Plena pela Faculdade UNIS-MG- Centro Universitário do Sul de Minas – VEREDAS–Formação Superior de Professores – Varginha –MG;
 Pós – Graduação em Psicopedagoga Clínica e Institucional pela Universidade Iguaçu – Nova Iguaçu – RJ;

OUTROS CURSOS
 PROCAP – Programa de Capacitação de professores – Fase Escola Sagarana – Áreas de fundamentos da prática pedagógica, Ciências, Geografia e História, promovido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia e o Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS – MG;
 Curso de Capacitação Pedagógica em Informática Aplicada à Educação – Projeto Despertar – Cambuí – MG;
 Curso de Novas Tendências Metodológicas na Arte de Ensinar e o Lúdico na Aprendizagem – CTE – Consultoria Técnica Educacional – Cambuí – MG;
 Curso Impactos no PPA-LDO-LOA - Execução Orçamentária e Financeira e no Controle Interno – Instituto de Gestão Fiscal – Centro Tecnológico de Assuntos Educacionais – AMSCURSOS -Belo Horizonte – MG;
 Curso de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental: Auto Estima e Aprendizagem - Literatura Infantil e Prazer – Ética Profissional - Competências Pessoais - Oficinas – Orientações Didáticas e Intervenções Pedagógicas – SIEMG - Sistema Integrado de ensino de Minas Gerais – Cambuí – MG;
 II Congresso Nacional de Educação de Itapeva – MG;
 Encontro de Conselheiros Municipais do FUNDEF – Belo Horizonte –MG;
 Congresso Internacional de Educação Infantil e Séries Iniciais - Minas Gerais – Belo Horizonte – MG.

Participação em:
• Palestra Saúde e Comportamento Vocal do Professor –Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – Pouso Alegre – MG.










1 – APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE TRABALHO


Para dar continuidade à melhoria de nossa escola no que diz respeito à estrutura física, ao processo ensino-aprendizagem, ao relacionamento educador – educando, às necessidades básicas dos educandos, e tendo em vista a análise dos dados deste estabelecimento de ensino, o qual conhecemos bem, apresentamos esta Proposta de Trabalho, indo de encontro ao Projeto Político e Pedagógico da Escola (PPP), aglutinando os objetivos que pretendemos alcançar dentro dos aspectos administrativos, pedagógicos e financeiros da escola.
É imprescindível ressaltar também que uma das características desta proposta de trabalho constitui-se na sua flexibilidade. Como sabemos, o sistema escolar engloba outros fatores adversos à normalidade, por isso as nossas propostas são passíveis de aperfeiçoamento ou ampliação, conforme as necessidades que surgirem.

2 – JUSTIFICATIVA DA PROPOSTA DE TRABALHO

Analisar, diagnosticar, buscar soluções, traçar as metas, aplicá-las, enfim, construir uma NOVA ESCOLA.
Na elaboração da Proposta de Trabalho, consideramos as metas prioritárias traçadas no PPP enfocando também os itens apresentados na Proposta anterior, que não foram cumpridas.
Oferecemos o nosso compromisso de trabalho fundado nos princípios de honestidade, no espírito humanitário e na justiça, visando sempre a preservar o bom nome da Escola, procurando garantir um ensino de qualidade, tendo como meta o aluno, centro de todo o processo educativo e propiciando a todos um ambiente de trabalho acolhedor.

3 – METAS DE TRABALHO:

A)- Cumprir com fidelidade a Resolução 1812/2011– Termo de Compromisso do Diretor da Escola;
B)- Trabalhar com perseverança, honestidade, dinamismo e seriedade;
C)- Tornar a aprendizagem o objetivo central da ação educativa;
D)- Promover os principais agentes do processo educativo: alunos, professores, funcionários e comunidade atendida, respeitando as leis do Estado;
E)- Tornar a Escola mais dinâmica e prazerosa;
F)- Fazer parcerias com Associações, ONGs e demais segmentos de nossa sociedade para buscar ajuda e soluções para problemas de ordem administrativa e pedagógica.

4 – FILOSOFIA DA ESCOLA


“ENSINAR E APRENDER”


A vida é um processo, um caminhar...
A Escola deverá proporcionar meios para se tornar mais dinâmica, mais participativa, mais prazerosa e, por conseguinte, mais eficaz.

5 - OBJETIVOS GERAIS

1. Planejar, organizar, dirigir, coordenar e acompanhar todas as atividades educacionais e administrativas da escola, visando sempre à formação do educando;
2. Assegurar a todas as crianças o ingresso e a permanência na escola, garantindo-lhes a vaga e oferecendo-lhes ensino de qualidade;
3. Auxiliar os alunos na estruturação de valores morais e éticos que permitam o exercício da cidadania com consciência de direitos e deveres;
4. Oferecer aos alunos uma formação que os tornem capazes de adaptação ao mundo em que vivem, aliada à tentativa de sua transformação positiva, com coerência e criatividade;
5. Cumprir os currículos, programas e metodologias adequados;
6. Propiciar aos professores e funcionários um ambiente de trabalho acolhedor, tratando a todos com justiça e igualdade;
7. Tratar com igualdade e cortesia a toda Comunidade Escolar.

6 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Zelar pela escola, planejando e executando as atividades;
2. Planejar participativamente e com mais eficiência;
3. Apoiar os professores na elaboração, execução e avaliação de Programas de Ensino;
4. Informar aos pais: resultados escolares, dificuldades e progressos de seus filhos;
5. Promover e valorizar a participação da família:
 COLEGIADO
 ASSEMBLEIAS
 REUNIÕES
6. Melhorar a disciplina na Escola;
7. Integrar a Comunidade Escolar;
8. Promover intercâmbio de nossa escola e professores com as demais escolas do município;
9. Melhorar o acervo audiovisual Bibliotecário e Pedagógico da Escola;
10. Combater à evasão e às faltas frequentes;
11. Atender toda a demanda de matrícula;
12. Defender a valorização do profissional da educação;
13. Proporcionar espaço adequado para as atividades físicas, esportivas e outros eventos sociais;
14. Oferecer local adequado e seguro para a recreação dos alunos;
15. Facilitar e modernizar o trabalho dos alunos e professores;
16. Conservar o prédio escolar;
17. Conservar mobiliários e equipamentos;
18. Assegurar o cumprimento das prioridades desta proposta de trabalho.

7 – ESTRATÉGIAS DE AÇÕES

1. Aplicar fielmente as verbas destinadas à escola;
2. Realizar eventos em parceria com a comunidade escolar visando à arrecadação de fundos. (campanhas, barzinhos, rifas etc.);
3. Encaminhar planilhas e projetos a SEE;
4. Encaminhar ofícios ao Poder Público;
5. Interagir com o meio político para conseguir verbas extras para a escola.

8 – METAS PRIORITÁRIAS

As prioridades estão relacionadas com os aspectos administrativos, pedagógicos e financeiros da escola.
Pensando assim, elaboramos uma proposta de trabalho aglutinando os objetivos que pretendemos alcançar em seis eixos principais, ou seja:
 Rede Física;
 Metas Pedagógicas;
 Entrosamento Escola/Comunidade;
 Compromisso com alunos e pais;
 Compromisso com professores e funcionários;
 Materiais pedagógicos e administrativos.


8.1 – REDE FÍSICA

 Solicitar e insistir junto ao Governo a melhoria do espaço físico da escola;
 Fazer a manutenção, consertos e reparos do prédio escolar, sempre que necessário (urgência goteiras do telhado);
 Conservar e reparar quando necessário a pintura em geral do prédio;
 Melhorar a ventilação da cozinha e cuidar da manutenção dos equipamentos da cozinha;
 Construir de sala de vídeo e Biblioteca (reorganizar a sala de informática e sala de arquivos inativos);
 Reorganizar o espaço do almoxarifado, roupeiro, cantina, despensa e material esportivo e material inservível (carteiras ao lado da sala 9);
 Colocar corrente na entrada e saída de transporte escolar para maior segurança dos alunos;
 Solicitar a cobertura e melhor iluminação do Pátio (Quadra Esportiva).

8.2 METAS PEDAGÓGICAS

Metas pedagógicas para melhoria do ensino, valorização do profissional da educação e melhoria da disciplina.
 Ativar a ação coletiva e o planejamento participativo;
 Identificar, com os professores, as causas do baixo rendimento escolar de alguns alunos;
 Incentivar e favorecer o uso de material didático existente na escola e adquirir mais se for necessário, para que os professores tornem suas aulas mais dinâmicas, interessantes e atrativas;
 Criar espaços nas reuniões pedagógicas para a construção de material didático e trocas de experiências entre os professores da escola e de outras;
 Valorizar o profissional de educação, facilitando e oferecendo oportunidades de participação em cursos de atualização na escola, na S.R.E. e no Estado;
 Detectar, juntamente com os professores, as causas de evasão e faltas frequentes dos alunos, procurando os meios necessários para o seu combate;
 Promover palestras com profissionais especializados para resgatar a disciplina na escola;
 Promover, juntamente com os professores de Educação Física, campeonatos a fim de dar oportunidades de disputa sadia, ensinando a perder e a ganhar;
 Promover, no início do ano, o estudo do Calendário escolar;
 Voltar a promover Feira do Saber e do Conhecimento, Gincana Cultural e Folclórica, Festas Típicas, Desfiles e Excursões.
 Instigar o fiel funcionamento do COLEGIADO ESCOLAR;
 Divulgar eventos, correspondências e legislações de interesse dos funcionários;
 Procurar mostrar abertura e diálogo na busca de soluções para os problemas cotidianos da Escola e tomar sempre atitudes claras e transparentes.
 Implantar o Ensino Médio/ EJA/ PEP EJA mesmo vinculado a outra escola ou à Prefeitura.




8.3 - ENTROSAMENTO ESCOLA/COMUNIDADE

A participação da família é indispensável para se estabelecer diretrizes coerentes com a realidade da comunidade. Ninguém melhor que os pais para decidir o que é melhor para seus filhos.
A fim de promover uma escola democrática, com ensino de qualidade e um melhor entrosamento entre a escola e comunidade, as metas selecionadas serão:

 Promover reuniões de pais e mestres para:
- Conscientizar os pais sobre a importância de sua participação em reuniões, gincanas, feiras e festas realizadas na escola;
- Passar informações sobre o progresso e os resultados escolares de seus filhos;
 Reuniões informais e agradáveis:
 Reunião Show/Auditório
 Coquetel Reunião

 Promover palestras convidando profissionais competentes para orientar e esclarecer os pais sobre assuntos de seu interesse tais como: hábitos de higiene, sexo, drogas, AIDS, etc;
 Fazer visitas às famílias dos alunos que não comparecem às reuniões;
 Fazer campanha do uso do uniforme escolar, se for do agrado dos pais (incentivar pelo menos o uso diário da camiseta);
 Dialogar, opinar e participar de todas as decisões da escola;
 Projetar a escola na Comunidade;
 Prestar contas da situação financeira da Escola.

8.4 – COMPROMISSO COM ALUNOS E PAIS

 Tratamento respeitoso e igualitário a todos;
 Ensino de qualidade;
 Garantia de vaga;
 Cumprimento de currículos e programas;
 Direito de opinar, participar das decisões da escola;
 Fornecer material escolar adequado e de boa qualidade aos alunos da caixa escolar;
 Aulas de reforço;
 Funcionamento do Conselho de Classe;
 Metodologias de ensino que facilitem a aprendizagem;
 Promoção de uma escola democrática, dinâmica, participativa e prazerosa (aberta aos finais de semana);
 Acompanhamento do transporte aos alunos da Zona Rural junto à prefeitura;
 Promoção de eventos cívicos, culturais e esportivos;
 Atividades de incentivo à cultura:
- Grupo Teatral;
- Exposição de artesanatos;
- Jornal Mural de autoria dos alunos
 Oferecer merenda farta e nutritiva;
 Cumprimento desta Proposta de Trabalho.

8.5 – COMPROMISSO COM PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS

 Fiel cumprimento da lei, assim como das atribuições dos cargos de Diretor(a) e Vice-diretor(a);
 Respeito aos diretos humanos:
- Igualdade a todos os funcionários;
- Bom senso na solução de dificuldades;
- Ética profissional;
 Respeito aos horários de trabalho;
 Oferecer oportunidade de desenvolvimento profissional;
 Direito de opinar e participar das decisões da escola;
 Promover a valorização e o fortalecimento da classe profissional;
 Fornecimento de todo material necessário ao desenvolvimento do trabalho:
 Kit para os professores
 Material e impressos para a secretaria
 Material esportivo
 Material de cantina
 Material de limpeza e proteção individual
 Promover capacitação aos funcionários da área de limpeza e cozinha.
 Propiciar um ambiente prazeroso;
 Dar apoio e assessoria na resolução de problemas ocorridos em sala de aula (reorganização das turmas, se necessário, e principalmente do Projeto Tempo Integral);
 Sermos amigas e justas com todos os funcionários sem distinção.

8.6 – MATERIAL PEDAGÓGICO/ADMINISTRATIVO

 Material pedagógico aos professores;
 Material impresso para o funcionamento da secretaria;
 Papel sulfite aos professores e alunos da Caixa Escolar, bem como cadernos, lápis, borrachas e outros matérias de boa qualidade;
 Material esportivo diversificado e em quantidade suficiente;
 Enriquecer continuamente o acervo bibliográfico;
 Aquisição de recursos audiovisuais, mapas, livros e referências, tais, dicionários (Português/Inglês) atlas e outros para consulta dos alunos e professores;
 Assinaturas de revistas e jornais úteis aos professores e alunos;
 Atualizar constantemente o mobiliário do aluno através de aquisição de mesas e carteiras, conforme a demanda;
 Armários para salas de aula;
 Escaninhos para sala dos professores;
 Aquisição de scanner e computadores atualizados – sala dos professores e secretaria;
 Aquisição de mais uma copiadora para facilitar o trabalho dos professores, secretaria e também poder prestar serviço à comunidade;
 Aquisição de um novo notebook e Data show mais avançado para uso dos alunos e professores;
 Instalação de Internet Wireless.
















9 – METAS CÍVICO-SOCIAIS








 Escola como Centro de apoio à comunidade;
 Preparação do aluno para o exercício da cidadania, tornando-o crítico, social, participativo, responsável, líder.

 Cumprimento da LEI Nº 12.031, DE 21 DE SETEMBRO DE 2009, que determina a execução semanal do Hino Nacional nos estabelecimentos de ensino fundamental.
a) Comemorações das datas cívicas;
b) Participação da escola nas festas da cidade;
c) Associação de pais e mestres;
d) Conselho de classe;
e) Criação do Clube Excursionista para promover excursões;
f) Incentivo aos trabalhos artísticos;
g) Feira do Saber;
h) Feira do Conhecimento;
i) Destaque na Semana da Criança;
j) Auditórios;
k) Entrosamento com outras escolas: campeonatos, jogos e troca de experiências;
l) Gincana Esportiva;
m) Gincana Cultural e Folclórica.




















10 - CONCLUSÃO

- CARACTERÍSTICAS DO PLANO:
 Metas democráticas;
 Trabalho participativo: alunos, pais, funcionários e sociedade;
 Ações que serão desenvolvidas a curto, médio e longo prazo;
 Colaboração: professores, alunos, funcionários, pais e comunidade.

Agradecemos a Deus por esta oportunidade e a todos que nos apoiarem para a aplicação desta Proposta de Trabalho, que é um projeto para a sociedade e que muitas vezes exigirá de nós total empenho profissional, coragem, luta e renúncia.
Mas mesmo frente às dificuldades, não devemos nos esmorecer, e sim acreditar...

“Se você pode sonhar, pode fazer.”

Walt Disney

Nossos agradecimentos a todos pela atenção e um carinhoso abraço.

Maju e Clotildes.

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